Minorias religiosas e novos movimentos religiosos:
Portugal e a Europa numa perspectiva global.

 

Conferência Internacional

15 e 16 de Janeiro

Lisboa, Aula Magna do ISCTE

 

Num momento em que aguarda discussão em Assembleia da República o projecto da nova Lei da Liberdade Religiosa torna-se particularmente oportuna a abertura de um espaço de discussão sobre esta problemática. Com efeito, o significado e implicações sociais, cívicas e políticas da coexistência de minorias religiosas em Portugal têm raramente sido objecto de reflexão séria e o seu debate carece de uma perspectiva global que o enquadre no contexto europeu.

Ainda que a emergência e evolução de novos movimentos religiosos ocupe um lugar de destaque nos cabeçalhos da nossa imprensa, é necessário admitir o grande desconhecimento de informação objectiva a este respeito. Á voga generalizada de um discurso particularmente virulento, que tende a reforçar as tensões sociais, acresce a pobreza de estudos científicos publicados em Português e sobre Portugal.

. Dada esta situação, a presente conferência procurará ajudar a estabelecer sãs bases para os futuros desenvolvimentos deste campo, assumindo um triplo objectivo de discussão pública, esclarecimento ao cidadão por parte de estudiosos nacionais e estrangeiros, e motivação de investigações nesta área.

As comunicações abordarão temas essenciais da problemática, nomeadamente: como dotar uma investigação nesta "área quente" de uma sólida base científica; aspectos jurídicos da liberdade religiosa; validade da argumentação fundada no conceito de lavagem cerebral; formas de lidar com a aparente contradição entre o processo de secularização e a emergência de novos movimentos religiosos; relação das igrejas maioritárias com as minorias religiosas tradicionais e novas religiões; implicações do processo de globalização na configuração do panorama religioso local.

 

Participantes confirmados:

 

Para mais informações contactar:

 

HAVERÁ TRADUÇÃO SIMULTÂNEA


Poster e programa


[Home Page] [Cos'è il CESNUR] [Biblioteca del CESNUR] [Testi e documenti] [Libri] [Convegni]

[Home Page] [About CESNUR] [CESNUR Library] [Texts & Documents] [Book Reviews] [Conferences]